Criar o hábito de leitura
A leitura é uma atividade que traz inúmeros benefícios para nós como seres curiosos, visto que com esta podemos ampliar os nossos conhecimentos e ter uma visão mais ampla acerca do mundo.
É uma prática que requer um determinado esforço para todos que realmente querem aproveitar o máximo dos livros. Isto porque existem alguns aspetos que podem de certa forma interferir neste processo. Portanto, mesmo estando diante a muitos fatores, é preciso começar de maneira que seja eficaz de modo a ter o hábito de leitura.
Como desenvolve o hábito ?
O Hábito pode ser definido como sendo um comportamento repetido o número de vezes suficientes para se tornar automático. O cérebro simplifica os processos cognitivos de moda a economizar a energia.
Existem três fases necessárias para que um comportamento se torne um hábito: o gatilho, a rotina e a recompensa. O gatilho é o estimulo que o cérebro recebe para ter uma determinada ação, a rotina é o comportamento que temos perante esse estimulo e por fim a recompensa auxilia o cérebro no sentido de saber se vale a pena ou não ter essa ação futuramente.
Partilho contigo seis estratégias práticas para a criação do hábito de leitura
1- Comece a ler livros sobre assuntos do teu interesse
Iniciar um hábito não é uma tarefa fácil e o caso da leitura não foge a regra. Por isso uma dica importante para adquirir esse hábito é começar por ler livros de assuntos que te interessam, porque isto faz com que o cérebro sinta-se confortável e isso gera satisfação.
2- Estabeleça metas
Defina metas inteligentes, sustentáveis, que seja suportável a longo prazo. Quando estabelecemos metas de certa forma ficamos mais motivados para o atingir o nosso objetivo final. Deste modo, um exemplo excelente é estabelecer um determinado número de páginas para ler por dia e número de livros para ler por mês. Logo, com tudo isso bem alinhado, vamos comece a exercitar todos os dias e posteriormente torna tudo mais fácil e prático.
3- Defina o tempo para a sua leitura
Reserve um tempo diário para a sua leitura, pode ser 10, 15 minutos ou 30 minutos . O importante aqui é fazer a gestão de tempo e manter a disciplina na leitura. O processo vem da consistência! É de realçar que devemos escolher o momento do dia em que vamos estabelecer esse tempo para a leitura. Eu aconselho sempre ler pela manhã, uma vez que, nesse período o cerebro não está sobrecarregado e isso facilita na absorção do conteúdo do livro.
4- 1% diário é um ótimo começo
Defina as horas para a sua leitura mas acima de tudo tenha e desenvolve disciplina para cumprir o estipulado. Isto quer dizer que para começar um ótimo processo da leitura devemos avançar graduadamente e aos poucos vamos alcançar o nosso objetivo maior.
5- Partilha sobre o conteúdo lido
Quando lemos um livro e partilhamos uns com os outros é uma forma de potencializar a nossa aprendizagem. Além disso, ao partilhar o assunto do livro, pode de alguma forma incentivar a outra pessoa a ler o livro. Esse ambiente de partilha pode ser grupo de amigos, familiares, páginas e blogs literários , clubes de leitura, etc. 6- Fuja as distrações Nos dias atuais ler um livro pode parecer uma tarefa difícil, uma vez que alguns fatores podem interferir nomeadamente redes sociais, barulho. Deste modo, é aconselhável ler num ambiente propicio que facilita a absorção. Portanto, atenção , foco, concentração e energia são ingredientes essenciais que precisas para alimentar o hábito da leitura. Saiba como eliminar as distrações.